quarta-feira, 9 de março de 2011


O Tempo da Quaresma
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
        Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive - Diretório da Liturgia - CNBB) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
        Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
        Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.
  Qual o significado destes 40 dias?
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.
 O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma?
 A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade.
 Ainda é costume jejuar durante este tempo?
         Sim, ainda é costume jejuar na Quaresma, ainda que ele seja válido em qualquer época do ano. A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função.
        Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.
        O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e reverte-lo em serviços de amor, em práticas de caridade. Os sacrifícios, que podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de mascar chicletes por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado.

Pe. Fábio Júnior
:.:REBANHÃO DE CARNAVAL 2011:.:


Estivemos presentes em mais um Rebanhão de Carnnaval em S.J. do Paraíso que aconteceu entre os dias 5 e 8 de março.
Foi a 17ª edição do evento que aconteceu com o tema "O senhor teu Deus está ao teu lado como valente libertador." (Sf. 3-17a)
Estiveram presentes pregadores de Araçuaí (O grande Eudes), de Governador Valadares e de Montes Claros (Dr. Cláudio) que trouxe também uma cômica e séria reflexão sobre a Criação de Deus e sobre a vida de Jó através da peça "Deus é amor, mas também é humor."
O encontro foi  marcado por pregadores firmes e de grandes testemunhos de vida que mostram a  ação de Deus em suas vidas.
Outra curiosidade, é que apesar dos pregadores serem de dioceses diferentes e talvez não se conhecerem, acabaram falando muito sobre um aspecto: "a família". Mostrando o grande poder da família em fazer seus membros desvirem do caminho reto, quando se OMITE, e seu poder em fazê-los voltar, quando ASSUME seu papel.
O XVII RENASCER EM CRISTO foi mais uma oportunidade que tivemos de relembrar que temos por nós um DEUS ÚNICO e VERDADEIRO, e que estamos na única igreja verdadeira fundada pelo próprio Cristo.

quinta-feira, 3 de março de 2011

O "I CRISTO É O SHOW " FOI UMA BÊNÇÃO!!! VEJA SLIDES --->>

 COM A PALAVRA, O PADRE... 


"O 1º Cristo é o Show foi sim uma benção que aconteceu em nossa Quase Paróquia N Sra. Aparecida, porque você foi o protagonista. Veio participar conosco e fazer daquela noite um evento que jamais esqueceremos. 
A todos vocês um abraço e DEUS abençoe a cada um que veio louvar e agradecer a Deus conosco!
Jovem é tempo de voltar para Deus!"
Pe. Fábio Jr. , RCC  e Pj.

O "I CRISTO É O SHOW " EM FOTOS! ! !




































 Deus abençõe a você que veio juntar-se a nós e proclamar que "CRISTO É O SHOW" em nossas vidas!!!