sábado, 21 de abril de 2012

::.II RESTAURAI-NOS.::


P r e g a d o r e s :
Marcos Paulo e Marlom Araújo
do G.O. Nascer Em Cristo (Montes Claros-MG)

A n i m a ç ã o:
Ministério de Música "Tenda do Senhor" de Indaiabira-MG.

Direção Espiritual da RCC / Janaúba:
Pe. Fábio Júnior de O. Marçal

sábado, 24 de março de 2012

::. I Assembleia da RCC - NINHEIRA-MG.::

No dia 18 de março de 2012, aconteceu a I ASSEMBLEIA DA RCC da Paróquia Nossa Senhora Aparecida-Ninheira-MG. 
Tivemos a presença da coordenadora diocesana da RCC, Eloísa Vasconcelos França, uma representante da coordenção do Ministério de Artes, Daniela, como também o assistente eclesiástico da RCC de Janaúba, Pe. Fábio Jr. de Oliveira Marçal, paróco de nossa cidade.
Foi um momento de oração, confraternização e partilha, proporcionado aos servos da RCC de Ninheira. Na oportunidade fizemos uma avaliação da última coordenação e elegemos a EPAS (Equipe Paroquial de Serviço).
A EPAS, ficou composta por Jeová Rocha Matos (Coordenador Paroquial), Viviane Xavier de Oliveira (Coordenadora do G.O. Restauração) um secretário e um tesoureiro a ser definido pela autonomia do novo Coordenador Paroquial.
A I ASSEMBLEIA DA RCC da Paróquia Nossa Senhora Aparecida-Ninheira/MG, foi uma oportunidade de fortalecimento dos nossos laços como família RESTAURAÇÃO, e reafirmação da nova missão que o Senhor nos confia de expansão da RCC na paróquia.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

COMUNICADO OFICIAL DO VATICANO


Bento XVI nomeia novo núncio apostólico no Brasil
O papa Bento 16 nomeou dom Giovanni d'Aniello para o cargo de núncio apostólico no Brasil, ou seja, o representante diplomático da Santa Sé no país. D'Aniello, arcebispo da cidade de Pesto (no sul da Itália, no Estado de Campanha), era até então núncio apostólico na Tailândia e no Camboja e delegado apostólico no Laos e em Mianmar, cargos que ocupava há menos de dois anos. Diferente do cargo de núncio, o delegado apostólico não possui privilégios diplomáticos e é designado para representar a Igreja Católica em Estados com os quais o Vaticano não tem relações diplomáticas.
O sacerdote, de 57 anos, também já foi núncio na República Democrática do Congo e começou sua carreira como padre na diocese de Aversa, na Itália, local onde nasceu.
O novo núncio apostólico vai substituir dom Lorenzo Baldisseri, que foi nomeado secretário para a Congregação para os Bispos, no Vaticano. Baldisseri escreveu uma nota em que agradece ao povo brasileiro, e em especial, aos bispos do Brasil por sua acolhida. "Ao concluir minha missão de Núncio Apostólico no Brasil, confio a estas linhas as expressões dos meus sentimentos de gratidão a todo o episcopado, ao clero e aos fiéis que me acompanharam durante estes nove anos aqui transcorridos, e por me terem facilitado o cumprimento do meu mandato", disse.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tempo da Quaresma

 
Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.
A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).
Data dos tempos apostólicos a Quaresma como sinônimo de jejum observado por devoção individual na Sexta-feira e Sábado Santos, e logo estendido a toda a Semana Santa. Na segunda metade do século II, a exemplo de outras igrejas, Roma introduziu a observância quaresmal em preparação para a Páscoa, limitando porém o jejum a três semanas somente: a primeira e quarta da atual Quaresma e a Semana Santa.
A verdadeira Quaresma com os quarenta dias de jejum e abstinência de carne, data do início do século IV, e acredita-se que, para essa instituição, tenham influído o catecumenato e a disciplina da penitência pública.
O jejum consistia originariamente numa única refeição tomada à tardinha; por volta do século XV tornou-se uso comum o almoço ao meio-dia. Com o correr dos tempos, verificou-se que era demasiado penosa a espera de vinte e quatro horas; foi-se por isso introduzindo o uso de se tomar alguma coisa à tarde, e logo mais também pela manhã, costume que vigora ainda hoje.
O jejum atual, portanto, consiste em tomar uma só refeição diária completa, na hora de costume: pela manhã, ao meio-dia ou à tarde, com duas refeições leves no restante do dia.
A Igreja prescreve, além do jejum, também a abstinência de carne, que consiste em não comer carne ou derivados, em alguns dias do ano, que variam conforme determinação dos bispos locais.
No Brasil são dias de jejum e abstinência a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira santa. Por determinação do episcopado brasileiro, nas sextas-feiras do ano (inclusive as da Quaresma, exceto a Sexta-feira Santa) fica a abstinência comutada em outras formas de penitência.
Praticar a abstinência é privar-se de algo, não só de carne. Por exemplo, se temos o hábito diário de assistir televisão, fumar, etc, vale o sacrifício de abster-se destes itens nesses dias. A obrigação de se abster de carne começa aos 15 anos. A obrigação de jejuar, limitando-se a uma refeição principal e a duas mais ligeiras no decurso do dia, vai dos 21 aos 59 anos. Quem está doente (e também as mulheres grávidas) não está obrigado a jejuar.
________________________________________
“Todos pecamos, e todos precisamos fazer penitência”, afirma São Paulo. A penitência é uma virtude sobrenatural intimamente ligada à virtude da justiça, que “dá a cada um o que lhe pertence”: de fato, a penitência tende a reparar os pecados, que são ultrajes a Deus, e por isso dívidas contraídas com a justiça divina, que requer a devida reparação e resgate. Portanto, a penitência inclina o pecador a detestar o pecado, a repará-lo dignamente e a evitá-lo no futuro.
A obrigatoriedade da penitência nasce de quatro motivos principais, a saber:
1º. - Do dever de justiça para com Deus, a quem devemos honra e glória, o que lhe negamos com o nosso pecado;
2º.- da nossa incorporação com Cristo, o qual, inocente, expiou os nossos pecados; nós, culpados, devemos associar-nos a ele, no Sacrifício da Cruz, com generosidade e verdadeiro espírito de reparação.
3º.- Do dever de caridade para com nós mesmos, que precisamos descontar as penas merecidas com os nossos pecados e que devemos, com o sacrifício, esforçar-nos por dirigir para o bem as nossas inclinações, que tentam arrastar-nos para o mal;
4º.- do dever de caridade para com o nosso próximo, que sofreu o mau exemplo de nossos pecados, os quais, além disso, lhe impediram de receber, em maior escala, os benefícios espirituais da Comunhão dos Santos.
Vê-se daí quão útil para o pecador aproveitar o tempo da Quaresma para multiplicar suas boas obras, e assim dispor-se para a conversão.
________________________________________
Segundo os Santos Padres, a Quaresma é um período de renovação espiritual, de vida cristã mais intensa e de destruição do pecado, para uma ressurreição espiritual, que marque na Páscoa o reinício de uma vida nova em Cristo ressuscitado.
A Quaresma tem por escopo primordial incitar-nos à oração, à instrução religiosa, ao sacrifício e à caridade fraterna. Recomenda-se por isso a freqüência às pregações quaresmais, a leitura espiritual diária, particularmente da Paixão de Cristo, no Evangelho ou em outro livro de meditação.
O jejum e abstinência de carne se fazem para que nos lembremos de mortificar os nossos sentidos, orientando-os particularmente ao sincero arrependimento e emenda de nossos pecados.
A caridade fraterna — base do Cristianismo — inclui a esmola e todas as obras de misericórdia espirituais e corporais.
 
Quais são as Obras de Misericórdia?
 
Corporais
 
1. Dar de comer a quem tem fome.
2. Dar de beber a quem tem sede.
3. Vestir os nus
4. Dar pousada aos peregrinos
5. Assistir aos enfermos.
6. Visitar os presos.
7. Enterrar os mortos.      
 
Espirituais
 
1. Dar bom conselho.
2. Ensinar os ignorantes.
3. Corrigir os que erram.
4. Consolar os tristes.
5. Perdoar as injúrias.
6. Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo.
7. Rogar a Deus por vivos e defuntos.
 
 
Pe. Fábio Jr.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O “2º Cristo é o Show” foi demais!

No último dia 11, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Ninheira / MG a segunda edição do “Cristo é o Show”, arrebanhando uma grande quantidade de jovens de todas as idades e de toda a região.

O evento tem dois momentos: um de espiritualidade profunda com oração e palestra e o segundo de descontração, cultivando a alegria que vem do Senhor, através de muita animação com um ministério católico e músicas 'remixadas' para a juventude dançar. O “Cristo é o Show” é uma parceria da Paróquia N. Sra Aparecida com a Renovação Carismática Católica(RCC) e Pastoral da Juventude(PJ).

 
 
Nesta segunda edição contamos com a animação do Ministério de Música GÁBATA (Cordeiros-BA) que mostrou a que veio levantando a galera e rezando de forma ungida. A palestra foi do Diác. Iranildo (Espinosa-MG), que fez uma bela pregação sobre a Parábola do Filho Pródigo, usando uma metodologia diferente e bem detalhada, dentro do tema do encontro:
“Lembra-te de onde caíste! Arrepende-te e retorne às tuas primeiras obras” (Apoc. 2,5a )

A segunda parte da noite foi animada com músicas católicas 'remixadas' que levou muita alegria a todos que estavam no salão do evento, de forma organizada e muito respeitosa. Contamos com uma grande parte das comunidades da nossa paróquia, como também de outras paróquias. Estiveram presentes os Municípios de Espinosa, Cordeiros-BA, Berizal, S. J. do Paraíso e as Com.de Boa Sorte e Machado Mineiro ...
Parabenizamos e agradecemos o comportamento respeitoso de todos no evento!
Deus abençõe a você que ajudou superar nossas expectativas para esta segunda edição do evento!

 
 
 
 
 

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Tony Alisson canta "Filho de Davi "


Vem aí ... 2º Cristo É O Show!

::.Assembleia da RCC - Diocese de Janaúba.::




A Assembleia teve início no sábado a tarde (07/01), com a presença do Coordenador Estadual da RCC: Rogério Rosa (Rogerinho-camisa branca), o coordenador da RCC na Arquidiocese de Montes Claros: José Hamilton(de xadrez) e o coordenador de pastorais e pregador da RCC em Montes Claros, Haroldo Bicalho(de amarelo).
O coordenador Rogerinho dirigiu momentos de oração, palestras de exortação e esclarecimento sobre nosso movimento (RCC) a nível mundial, nacional e estadual. Nas pregações foi destacado o tema da RCC para o ano 2012: “ Apascentai minhas ovelhas” (Jo 21, 17).
Em seguida, aconteceu a eleição do coordenador diocesano através de um processo rigoroso e sério. Foram eleitos no momento da assembleia três candidatos: Elias Soares, Geraldo Monteiro e a então coordenadora Eloísa Vasconcelos. Após oração pelos candidatos, procedeu-se a eleição final, ficando  reeleita para mais um período, com quase 60% dos votos, a atual coodenadora (Eloísa Vasconcelos).












No domingo (08/01), a assembleia foi conduzida pela coordenação diocesana, que sugeriu uma avaliação do progresso da RCC na diocese, abordando o crescimento, refletindo sobre as privações e sugerindo novas ideias. Foram apresentados as expectativas de eventos da RCC durante o ano em cada Paróquia e o calendário dos eventos diocesanos, estaduais e nacionais da RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA.

Esta Assembleia Diocesana da RCC, foi um momento de reforçarmos nossos laços afetivos ao movimento que nos faz amar cada vez mais nossa Igreja Católica. Um convite ao empenho e fidelidade na "militância" para que possos coquistar nosso espaço, nossa identidade.